Comunicação canabista: como as marcas estão se relacionando com a maconha
- Pedro do Val
- 25 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Diante das constantes mudanças de visão e contexto da cannabis na sociedade, o mercado legal começa a demandar novas abordagens por parte das marcas. Ainda que boa parte do mundo dos negócios seja alheia ou até mesmo avessa à cannabis, algumas empresas já se mobilizam para incluir a erva em seu repertório de estratégias enquanto outras utilizam a própria planta para fabricar alguns de seus produtos.
A Ben & Jerry’s, famosa sorveteria americana, notabilizou-se recentemente por engajar-se no contexto da legalização canábica no Colorado. Por meio de um tweet, a marca anunciou que os estoques de sorvete no Colorado haviam “misteriosamente” acabado em minutos, fazendo uma relação entre a mudança da lei com o aumento nas vendas, provocadas, talvez, pelas laricas nos usuários.
Ainda que o posicionamento gere polêmicas, a Ben & Jerry’s, pertencente à Unilever, foi uma das únicas marcas grandes do mercado “tradicional” a usar a legalização como uma jogada de marketing favorável. Além disso, os donos da marca, Ben Cohen e Jerry Greenfield, já declararam que fariam sorvetes com cannabis nos estados onde a erva é legalizada, mostrando que por lá, maconha está longe de ser um tabu.
Outra grande marca mundial, a Adidas, também tem relações bem próximas com a maconha, mais precisamente, com o cânhamo. Alguns de seus mais famosos modelos de tênis são feitos à partir da fibra da planta, ideal também para roupas e acessórios. Além dos tradicionais Hemp e Samba, a Adidas lançou tbm o Stan Smith Vulc Happy, que além de ter a fibra de cânhamo como ingrediente principal, vem com um bolso especial para guardar maconha, além de outros detalhes canábicos no design.
A transformação dos meios e dos valores de mercado é lenta, mas constante, e estima-se que em 2016, a indústria da cannabis, sozinha, gere vendas entorno de 6,7 bilhões de dólares, uma verdadeira mina de ouro que alguns já enxergaram enquanto outros ainda recusam-se a perceber os inúmeros atributos da planta. Outro aspecto interessante é o número crescente de empresas e start-ups relacionadas à maconha, ou seja, um novo nicho está se consolidando a cada dia que passa.
Fontes: https://www.greenrushdaily.com/2016/04/12/adidas-hemp-shoe-designed-hide-stash/
http://hightimes.com/edibles/ben-jerry-say-yes-to-weed-infused-ice-cream/
http://mashable.com/2014/01/03/ben-jerrys-marijuana-tweet/#O9mRgtH9aSqI
Crédito imagens: mashable.com/; herb.co/
Comments