Stanley Brothers e a potência da cannabis medicinal
A história dos irmãos Stanley é bastante incomum e bem diferente daquela de um grower apaixonado pela cannabis. Oriundos de uma família conservadora, os irmãos iniciaram o cultivo de cannabis medicinal para tratar de pacientes pediátricos.
De acordo Josh Stanley, "o mercado da maconha medicinal é muito mal interpretado. As leis deste país são irresponsáveis. Desde quando comecei no ramo da cannabis, sempre pesquisei e compreendi o quanto ela é vista de maneira enganosa pelas pessoas. Ainda hoje, se a família da Charlotte sair do estado do Colorado, com a sua medicação, eles serão considerados 'traficantes', isso é um absurdo!"
A história da pequena Charlotte Figi, contada no famoso documentário 'Weed' da CNN americana, foi crucial para que os irmãos cultivassem uma strain específica. A Charlotte's Web é rica em CBD e contém apenas 0,3% de THC, o componente psicoativo da maconha.
A partir de cruzamentos de strains indicas com sementes de cânhamo, a semente foi desenvolvida especialmente para o caso grave da menina, que sofre de Síndrome de Dravet, um tipo de epilepsia pediátrica. Mas além de ajudar a pequena, a strain foi responsável pelo tratamento de mais de 40 crianças no Colorado, que tiveram resultados semelhantes ou ainda melhores que os de Charlotte.
A partir daí, os irmãos criaram uma ONG, a Realm of Caring, que trabalha na pesquisa, educação e informação da cannabis medicinal. Além disso, a fundação presta assessoria a clientes que queiram trabalhar com cannabis medicinal, famílias que precisam do medicamento e ainda programas de financiamento para a fomentação de leis e advocacia para a cannabis.
No video a seguir, Josh Stanley conta em algumas palavras como se deu o desenvolvimento da strain, assim como todo o trabalho feito com a cannabis medicinal.
Fontes: https://www.theroc.us/ ; Tedx Talks
Imagens: cannabusiness.com/; healthyhemp.com/