2017 pode trazer mais mudanças para a cannabis nos Estados Unidos
Passadas as eleições presidenciais e referendos nos Estados Unidos, os estados americanos que ainda não apresentaram nenhum tipo de mudança legislativa começam a se movimentar no sentido de novas proposições de regulamentação da cannabis.
Depois que Califórnia, Nevada, Massachusetts, Maine, Flórida, Dakota do Norte, Arkansas e Montana legalizaram a cannabis de forma recreativa ou medicinal, outros lugares começam a entrar nos holofotes da legalização no país norte americano.
O estado de Vermont, que faz fronteira ao sul com Massachusetts, esteve perto de legalizar a maconha durante as eleições do mês passado, porém, os legisladores vetaram a medida S. 241, por medo de que a legalização trouxesse uma piora na crise de opioides vivida no estado. Com a legalização nos estados vizinhos acontecendo, é possível que os governantes de Vermont, juntamente com os ativistas que apoiam a medida S. 241, cheguem a um consenso sobre as mudanças na lei na próxima fase de votação de projetos, que começa em 4 de janeiro do ano que vem.
Outro estado que também está na mira da legalização é Rhode Island. Já existe na localidade um programa de reciprocidade para com pacientes de cannabis que são de fora do estado. Rhode Island é reconhecido por ser um dos lugares com mais consumo de maconha por adultos nos Estados Unidos e desde 2013, grupos ativistas tentam passar medidas que regulem a erva recreativa e medicinalmente.
Também influenciado pela legalização em Massachusetts, o governo de Rhode Island, através da governadora Gina Raimondo, disse que analisará as propostas canábicas com mais detalhe e cuidado.
Outro caso envolve o estado de Delaware. A maconha já é legalizada de forma medicinal, porém, só existe um dispensário para atender a demanda de todo o estado, que é ligeiramente maior do que Rhode Island. Estima-se que 61% dos moradores de Delaware sejam a favor da legalização, o que pode levar a uma mudança nos próximos anos.
É interessante notar que, após as eleições, os lugares que mais foram influenciados pelos resultados nas urnas se encontram na costa leste dos Estados Unidos. Com a costa oeste completamente legalizada, a maconha começa a avançar em outras regiões a passos acelerados, mostrando que, assim como 2016, 2017 pode ser também um ano de mudanças importantes para a população, para as leis americanas e por fim, para o mercado da cannabis.
Fontes: https://www.leafly.com/news/politics/what-states-are-most-likely-to-legalize-cannabis-next
https://www.greenrushdaily.com/2016/11/28/states-legalize-recreational-marijuana-next/
Imagens: dailychronic.net/; ibtimes.com/; ganjapreneur.com/