Debate no Canadá esquenta após abertura de lojas canábicas
As últimas semanas tem sido bastante movimentadas na cena canábica canadense, especialmente na cidade de Montreal, onde foram abertas cerca de oito lojas da marca Cannabis Culture. A iniciativa gerou reação tanto positiva quanto negativa, e acabou com a prisão de Marc Emery e Jodie Emery, donos da companhia.
A reação da polícia e das autoridades de Montreal contrastam com o cenário favorável que o país apresenta para a cannabis no ano que vem. O primeiro ministro Justin Trudeau já indicou que deverá agir no sentido de legalizar a cannabis no primeiro semestre de 2017. Enquanto isso não ocorre, as autoridades continuam lidando com os estabelecimentos de forma rigorosa, porém, nos termos da lei.
Outro ponto importante a se levantar no debate da legalização canadense é o poder de gangues e grupos criminosos que detém mais de 90% do comércio paralelo do estado de Quebec, o que significaria que a legalização não seria tão eficaz a ponto de retirar o poder e a influência desses grupos na população, como mostra o vídeo divulgado pela Vice, nesse mês.
Do outro lado da moeda, está uma espécie de "green rush", ou uma corrida competitiva promovida por empresários e empreendedores que visam investir no Canadá. A Canopy Growth, por exemplo, é uma das principais empresas do ramo canábico no Canadá e ja estão abriu capital e vem investindo em cultivo e dispensários.
O panorama aparentemente confuso do país norte-americano ainda levará tempo para se tornar mais assertivo quanto ao rumo do mercado. Apesar do ponto de partida ser a legalização plena, a largada já foi dada pelos ganjapreneurs, o que cria um cenário contraditório nos termos da lei, mas na prática, a população já está tendo mais acesso do que nunca à cannabis, resta então, regulamentar e responsabilizar o consumo.
Fontes:http://herb.co/2016/12/23/montreal-dispensaries-free-weed/
https://www.youtube.com/watch?v=x0Dq1QfVC00
http://www.thecannabist.co/2016/12/19/canada-marijuana-sales-prince-of-pot-marc-emery-arrested-montreal/69664/
Imagens: Huffington Post; Cannabis Culture