País caribenho fará consulta pública sobre descriminalização da erva
Um paraíso no Mar do Caribe, com praias lindíssimas e clima tropical, dá o primeiro pequeno passo para ser também um destino pot-friendly. O governo de Dominica, ilha e nação de pouco mais de 70 mil habitantes na região caribenha, anunciou que vai propor uma consulta pública sobre a descriminalização da cannabis ainda este mês. O intuito é analisar a permissão do consumo de cannabis para fins medicinais e recreativos de maneira aberta e transparente.
De acordo com a publicação Jamaica Observer, o primeiro-ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit afirmou que "acreditamos que certas quantias de maconha precisam ser descriminalizadas para permitir que as pessoas tenham acesso a ela”, mas reforça a importância de incluir políticas que evitem a exposição indevida de crianças e jovens à planta - e completa afirmando que não acredita na maconha como salvadora dos problemas econômicos do país.
O movimento da Dominica pode ser reflexo do trabalho da Comissão Regional sobre Maconha da Comunidade do Caribe (a Caricom), que recomendou a desclassificação da maconha como uma droga perigosa em toda a legislação e sua reclassificação como substância controlada, no último relatório. A Comissão, criada em março de 2014 durante uma reunião dos Chefes de Governo da Caricom, é composta de profissionais multidisciplinares, incluindo as áreas de medicina e saúde, pesquisas, legislação, ética, educação, antropologia e sociologia, e tem o papel de fornecer orientações claras à Comunidade sobre decisões a serem tomadas em relação ao tema.
Saiba mais em:
Comments