top of page

Canadá desenvolverá estudo inédito sobre a cannabis medicinal


A B.C. Cancer Foundation, no Canadá, anunciou que usará doações privadas para realizar o primeiro ensaio clínico nacional sobre os efeitos da cannabis em relação aos sintomas do câncer. Com o intuito de provar se a maconha é eficaz para o combate aos sintomas da doença, como dor, perda de sono, ansiedade e náusea, o teste, que precisa ainda de aprovação do Health Canada, envolverá 150 pacientes de Vancouver, Abbotsford, Prince George, Victoria, Calgary, Winnipeg, Ottawa, Kingston e Toronto.


“Meu objetivo é ser capaz de fornecer um guia útil para pacientes e profissionais de saúde. Eu quero ser capaz de dar-lhes informações práticas sobre o que poderia funcionar”, afirmou ao The Vancouver Sun a Dra. Pippa Hawley, líder do estudo.


O financiamento de cerca de US$ 1 milhão vem de doadores privados que preferem permanecer anônimos. Os produtos à base de óleo de cannabis utilizados no ensaio clínico, por sua vez, serão doados pela Whistler Medical Marijuana Corp.


O estudo irá comparar três extratos de cannabis (alto THC e baixo CBD; baixo THC e alto CBD; e quantidades iguais de THC e CBD) entre si e com o placebo. Cada paciente ministrará a dose de acordo com a extensão de seus sintomas e, então, classificará cuidadosamente (de zero a 10) suas impressões de mudanças de sintomas. "Embora os resultados deste estudo nos permitam identificar quais sintomas respondem a quais tipos de canabinoides, mais pesquisas serão necessárias para entender com mais precisão a dose mais eficaz necessária para cada sintoma, dependendo da gravidade", afirma a Dra. Hawley.


Espera-se que os resultados do estudo sejam publicados em uma revista científica até junho de 2020.


Saiba mais em:

Comments


gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page