top of page

Super Food: os benefícios nutricionais da semente de cânhamo


Ao contrário do que muitos pensam, sementes de maconha não servem apenas para o cultivo –inclusive, nem todas elas são aptas a dar origem aos buds que são consumidos recreativamente. Mas, para além de sua função primária, que é brotar, as hemp seeds são um alimento rico em proteína e nutrientes, que logo entrará no radar dos amantes das super foods.


Vegana há três anos, Carolina Schneider é mestranda em nutrição pela Florida International University e vê as sementes de cânhamo como um importante complemento de sua dieta. "O principal motivo pelo qual eu consumo hemp seeds é pelas propriedades nutritivas da semente. Em primeiro lugar, é uma fonte de ômega-3, muito presente em peixes", explica ela. "Além disso, é muito fácil encontrar hemp seeds nos Estados Unidos, com preço justo. Elas rendem, são muito diversificadas e não têm um sabor forte", completa.


Embora os benefícios das hemp seeds sejam comprovados, além do fato de que elas não podem dar origem a plantas com propriedades psicoativas, a legislação brasileira ainda enquadra as sementes de cânhamo na lista de plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas, da Portaria nº 344-SVS/MS da ANVISA, de 12/05/1998, e, portanto, é ilegal, de acordo com a Lei sobre Drogas no Brasil.


Abaixo, listamos os principais poderes que fazem das sementes de cânhamo um alimento nutritivo e um ótimo complemento para uma dieta saudável e equilibrada - com os mais sinceros votos de que ela deixe de ser ilegal, é claro!



Nutrientes


Tecnicamente uma noz, a semente de cânhamo é rica em gorduras saudáveis e ácidos graxos essenciais. Excelente fonte de proteína (ideal para vegetarianos e veganos), contém vitamina E, fósforo, potássio, sódio, magnésio, enxofre, cálcio, ferro e zinco.


Amiga do coração


Hemp seeds são uma ótima fonte de arginina e ácido gama-linolênico, que têm sido associados à diminuição de risco de doenças cardíacas. Estudos em animais indicam que o óleo da semente de cânhamo pode reduzir a pressão arterial, diminuir o risco de formação de coágulos sanguíneos e ajudar o coração a se recuperar de um ataque cardíaco.


Pele de pêssego


A semente de cânhamo é rica em gorduras saudáveis, como a dupla ômega-3 e ômega-6 que, combinados na proporção de 3 : 1, podem ajudar a combater doenças de pele, como eczemas e seus sintomas incômodos.


Tchau, Whey!


Cerca de 25% das calorias das sementes de cânhamo são derivadas de proteínas - 30 gramas delas fornecem cerca de 11 gramas de proteína. Além disso, elas contêm todos os aminoácidos essenciais, tornando-se uma fonte de proteína completa.


Para elas


Até 80% das mulheres em idade reprodutiva podem sofrer de sintomas físicos ou emocionais causados pela tensão pré-menstrual, famosa TPM, causados ​​pela sensibilidade ao hormônio prolactina. Estudos provaram que o ácido gama-linolênico encontrado na semente de cânhamo produz um composto que reduz os efeitos da prolactina, trazendo alívio para as mulheres que sofrem com a TPM.


Saiba mais em:

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10681-004-4811-6

https://hempseedhealth.com/

https://www.healthline.com/nutrition/6-health-benefits-of-hemp-seeds

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15723738

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17168669


Fotos: Wikimedia Commons e Pixabay.

Comments


gt-banner-quadrado-volta-ao-mundo.gif

destaques

nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page