Maconha é moralmente aceita pela maioria dos americanos
Assim como o álcool, a cannabis é considerada aceitável pela maioria dos cidadãos dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa divulgada essa semana pela agência Gallup. O levantamento aponta que 65% dos americanos acredita que consumir maconha é admissível, enquanto 31% dos entrevistados acham que a prática é errada. Em relação ao álcool, o percentual de aceitação sobe para 78% - os que são contra o consumo de álcool somam 19%.
O número de pessoas que acreditam que o consumo de cannabis é moralmente aceitável nos Estados Unidos têm relação com o nível de aprovação da legalização da planta no país - em outra pesquisa da agência, foi constatado que 64% dos cidadãos acham que a maconha deve ser legalizada federalmente.
A pesquisa ainda concluiu que a religião possui grande influência em como os americanos encaram o consumo de substâncias como álcool e maconha - 60% das pessoas que frequentam serviços religiosos semanais disseram que beber álcool é moralmente aceitável, enquanto 41% disseram o mesmo de fumar maconha. No entanto, entre os não religiosos, a aceitação sobe para 88% em relação ao álcool e 75% para a cannabis, segundo a Gallup.
No lado mais propenso à aceitação do consumo de álcool e maconha, a agência identificou um perfil de pessoas mais jovens, brancos e do sexo masculino. Aqueles que se identificaram como liberais também se mostraram mais abertos ao consumo dessas substâncias.
Saiba mais em:
Comments