Parlamento Euopeu segue recomendação da OMS e aprova resolução a favor da cannabis
Após a Organização Mundial da Saúde recomendar a reclassificação da cannabis e todos os seus derivados no tratado internacional de drogas, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que facilitará o avanço da cannabis medicinal nos países da União Europeia.
A resolução não é vinculada e tem como objetivo incentivar e encorajar o desenvolvimento de programas médicos de cannabis na União Europeia - priorizando estudos científicos e clínicos.
A Comissão de Uso de Cannabis para Fins Medicinais e os países membros da UE ficarão encarregados de “abordar as barreiras regulatórias, financeiras e culturais” que impedem o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a cannabis e seus usos médicos, de acordo com a Forbes.
O Parlamento também salientou que o acesso à cannabis medicinal assim como informações sobre o uso correto do medicamento, seja igualitário. A resolução diz que “é essencial que eles recebam informações abrangentes sobre os perfis completo das cepas usadas na medicação fornecida”.
Aras Azadian, CEO da Avicanna, empresa canábica multinacional, aplaudiu a decisão do Parlamento Europeu. “Isso ajudará a facilitar e agilizar os estudos sobre eficácia e segurança em produtos com canabinóides para além dos mercados iniciais, como Canadá e Israel. (...) Existe uma preocupação constante com os produtos tóxicos e ineficazes oferecidos como remédios que serão limitados com a entrada de estudos qualificados”, disse Aras à Forbes.
Saiba mais em:
Comentários