Califórnia trabalha para anular condenações relacionadas à cannabis
A boa nova veio do procurador de San Francisco, George Gascon, que anunciou que seu escritório removerá condenações que datam a partir de 1975 de pessoas presas por delitos pequenos relacionados à cannabis e reavaliará crimes cujas penas podem ser reduzidas - foram identificados 3.038 registros que devem ser limpos e mais 4.094 condenações que serão revisadas só no escritório de Gascon. "Queremos abordar os erros que foram causados pelos fracassos da guerra contra as drogas por muitos anos neste país e começar a consertar alguns dos danos que foram feitos não só para toda a nação, mas especificamente para as comunidades desprivilegiadas", afirmou o procurador.
A revogação de condenações é possível a partir da Proposição 64, aprovada no estado californiano em 2016, que, além de legalizar o uso recreativo de cannabis para adultos e fornecer um mercado comercial regulamentado para produtos de maconha, também permite que pessoas condenadas por delitos que não sejam mais ilegais possam limpar suas fichas. A iniciativa da procuradoria de San Francisco, porém, busca acelerar esse processo burocrático e caro. "Uma condenação criminal pode ser uma barreira para o emprego, a habitação e outros benefícios, então, em vez de esperar que a comunidade tome medidas, estamos agindo para a comunidade ", explica Gascon.
A cidade de San Francisco é a mais avançada no plano de rever condenações desproporcionais relacionadas à maconha, embora outras cidades da Califórnia demonstrem seguir o mesmo caminho, como o caso de San Diego, onde o procurador Summer Stephan está trabalhando em parceria com defensores públicos para identificar aqueles que se beneficiam da Proposição.
Saiba mais em:
https://hightimes.com/news/california-dismiss-marijuana-convictions/
Kommentare